casa do Regaço







A Casa “O Regaço” é um centro de acolhimento temporário, isto é, uma casa preparada para receber crianças que são retiradas às famílias biológicas pelos Tribunais de Família e Menores ou Comissões de Protecção de Crianças e Jovens.
O Regaço foi idealizado pelo Núcleo da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim e construída em apenas um ano. Para a sua concretização procurou-se conciliar sinergias, tendo sido a participação do tecido empresarial da região preponderante para a sua efectivação. Foi inaugurado em 24 de Março de 2006 por sua excelência a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dra. Idália Serrão de Menezes Moniz.
A 12 de Julho de 2006 sua Excelência o Presidente da República Professor Cavaco Silva, no âmbito do Roteiro para a inclusão, visitou “O Regaço”. Em Abril do corrente a Directora da Instituição foi convidada para estar presente na Sessão de encerramento do Roteiro para a inclusão, em Santarém, tendo o Regaço sido integrado no livro editado neste âmbito.
Em Novembro de 2006, a Casa do Regaço iniciou o primeiro de vários encontros que procuram ser um espaço de reflexão e aproximação entre os diversos intervenientes nos processos de promoção e protecção de jovens. Subordinou-se ao tema “I Encontro “Acolhimento Temporário: Contexto e Acção” e contou com as intervenções da coordenadora do sector Infância e Juventude da Segurança Social do Porto, Rosa Sousa, da directora técnica do Centro de Acolhimento Temporário Mãe d´Água (Valongo), Cecília Martins Jorge, representante da Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Tribunal de Vila do Conde, Fernanda Laranjeira e Miguel Valério do Instituto Superior Politécnico de Gaia e da Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro. Este encontro pode contar com a presença de cerca de 80 pessoas de diferentes áreas de intervenção.
Em Março do corrente, recebeu as equipas técnicas de diversos centros de acolhimento temporário, pretendendo criar um momento de partilha de experiências e de programar uma série de iniciativas em termos de formação das equipas técnicas deste tipo de centros.
Em Março de 2007 o Núcleo da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, na pessoa da sua directora, foi homenageado pela Cruz Vermelha Portuguesa pelo trabalho que tem vindo a desenvolver e, mais recentemente, pela criação da Casa do Regaço.




9 comentários:

Anónimo disse...

Ajudar os mais necessitados deveria ser algo q todos quisessem (devessem) fazer.

Apesar do bom trabalho q tem sido desenvolvido tentem informar um maior numero da população, penso q isso ia aumentar as ajudas, pelo menos de alguma maneira sensibilizar as pessoas.

Ricardo disse...

O Ard`Vespa Club, envia um grande abraço e um beijinho do tamanho do mundo a todas estas crianças e jovens incriveis...tudo de bom para todos..esperamos passar ai mais vezes para darmos todos uma voltinha de vespa

Anónimo disse...

Ola boa noite
Queria ou melhor quero poder ajudar e levar um pouco ou mesmo muita alegria a esta crianças .
Gostaria de me tornar voluntaria na casa do regaço mas não sei com quem devo falar.

Deixo o meu contacto se me poderem ajudar fico a aguarda.

cumprimentos

Liliana Marques (lilileites@sapo.pt)

Jose Seguro Franchini disse...

Um sorriso de uma criança num café de NATAL

Foi com muito gosto que recebi o convite do clássico mania, através de Paulo Sousa, já conhecido através do clube dos mercedistas.
A ideia era fantástica, a data ideal, a causa suberba, todos os ingredientes para um encontro divino.
Um encontro com espírito Natalício, para uma causa muito nobre ajudar a Casa do regaço oferecer um sorriso as crianças.
Este foi o mote, que juntou meia centena de pessoas, duas dezenas de viaturas clássicas, por onde passavam ninguém ficava indiferente.
O ponto de encontro em frente ao El Corte Inglês as 10 horas da manha do dia 27 de Dezembro de 2009, domingo.
Os carros partiam em carravana até Povoa de Varzim, calmamente rolavam nas estradas que nos ligavam de Gaia, até á primeira paragem, área de serviço do Mindelo.
Carros para todos os gostos, feitios e modelos, desde Rolls Royce, Bentley, vários Jaguares, MG, land rover, mazdas, Peugeot Gti, Renault 5, Renault 4, Ford Transit a gasolina, Ford Mk1 ,Datsun 1200, Fiat 850 Cabrio ……
O restaurante Marinheiro, foi o cenário escolhido para o almoço, muito bem decorado um ex libris desta cidade da Povoa de Varzim, recebeu-nos lindamente, sempre aterefados, mas com um sorriso de um lado ao outro, mesmo com muito trabalho a simpatia do atendimento cinco estrelas, como o restaurante.
Bem decorado, em forma de barco, mesas, redondas, um restaurante cheio, um silencio absoluto de uma calma que se respirava e se provava em cada garfada de um excelente arroz de tamboril, saboreando o vinho delecioso, em cada mastigar de palavras ouvidas proferidas de pessoas que se conhecendo á tão pouco tempo, se conhecem tão bem, não só de carros se fala, mas sim um pouco de tudo, tanto se aprende nestes encontros.
A sobremesa, mesmo já fartos de doces devido a esta época, não deixamos de provar as deliciosas iguarias que nos foram servidas, o café foi o culminar desta refeição, a mesa cheia de pessoas, foi se esvaziando lentamente, para trás ficou um mito que tanto gostaria de conhecer e tive o prazer de saborear uma exclente refeição Restaurante Marinheiro.
De volta ao tema, partimos para o casa do Regaço, uma instituição de ajuda de crianças em risco fomos recebidos de uma forma muito querida, onde nos mostraram os encantos e recantos deste local, bonito, com muita luz sobretudo com muito carinho com que as pessoas tratam estes miúdos, como em pleno século XXI se pode maltratar crianças, deixamos um pouco de nós, deixamos lembranças, presentes, mas sobretudo deixamos um pouco de nós, brincamos com as 5 crianças que estavam ali no momento, mais outras tantas se juntaram ao fim da tarde, esta casa do regaço tem capacidade para 22 crianças a lotação infelizmente está repleta.
Desde a entrada passando pela sala de estudo, recepção aos pais e amigos, o gabinete da psicóloga e professores de apoio, a sala de estar de leitura, o refeitório a brilhar as tarefas que cada um tem no seu dia a dia, a sala dos mais pequenos, os quartos bem decorados, a limpeza da instituição e o carinho das pessoas que ali trabalham, que encontro maravilhoso.
Pena que alguns preferiram ficar em casa no calor da lareira, valia a pena terem vindo, terem conhecido quem muito faz dia a dia por estas causas, parabéns aos organizadores, aos patrocinadores e sobretudo pelo diploma que guardarei religiosamente na parede junto a tantos outros, onde me lembrarei sempre deste maravilhoso dia.
Não queria deixar de referir o excelente convívio em que terminei com mais elementos da casa do Regaço, Diogo, Catarina, Joana, Sandra, Raquel, Sofia, Jack entre tantos, o fim muito bom, no restaurante S JOAO, em Vila do Conde, um local a não perder, fomos recebidos principescamente pelo gerente do restaurante, uma oferta muito generosa, que nunca nos vamos esquecer a hora de escolher um restaurante para jantar em Vila do Conde
Obrigado por este magnifico dia.
José Seguro Franchini
Fotos :http://classicosmania.com/forum

CristianaC disse...

Poderiam dar-me informaçoes de como me tornar voluntaria na casa do regaço?

Beijo

Bruna Freitas disse...

Boa Noite.
Gostaria de pedir mais informações sobre o voluntariado se fosse possível. Deixo o meu contacto: brunamfreitas@hotmail.com
Obrigada pela atenção.

soraia disse...

a soraia lameira e o nuno lameira quem escreveu o primeiro comentario.espero que n tenham esquecido de nos porque nos tambem nao beijo temos muitas saudades vosas

Anónimo disse...

Para se tornarem voluntarios devem dirigir-se a casa do regaço que fica em terroso .

Pelo menos foi isso que fiz.
Tudo que puderem levar é sempre benvindo la.

As crianças de la sao muito amorosas e precisam de todo carinho possivel.
Bjinh

Unknown disse...

Passaram sensivelmente 7 anos desde a ultima vez que entrei na casa do regaço...fui educadora no J.I. de Sejães e vivi uma experiência inesquecivel ao trabalhar com algumas crianças desta instituição, assim como conhecer profissionais fantásticos que tem como missão, dar amor, carinho, colo e ajudar a orientá-los no sentido de um futuro melhor. Não me esqueço de todos os momentos que passei especialmente com o Leandro e a Maísa...duas crianças que me marcaram e á minha filha que os ama incondicionalmente. Sei que eles "voaram do regaço" e que tem uma familia...Desejo do coração que estejam felizes e que todas as crianças consigam encontrar um lugar no seio de uma familia. Vocês vivem no nosso coração!!!Bem hajam a todos que dão um pouquinho de si para estas crianças. FELIZ NATAL PARA TODOS. Paula Silva